Clube Unesco



A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) – (Acrónimo de United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU) com sede em Paris, fundada em 16 de novembro de 1945 com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, ciências naturais, ciências sociais/humanas e comunicações/informação.



Portugal aderiu à UNESCO em 1965, retirou-se desta Organização Internacional em 1972 e reingressou em 11 de setembro de 1974.


Criou a sua Comissão Nacional em 1979, pelo Decreto-Lei Nº218/79 de 17 de julho, sob a égide do Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde se encontra sedeada.



A Fundação MOA de Portugal, graças às ações desenvolvidas em parceria com a sociedade em geral, estabeleceu, concretamente em julho de 2016, um vínculo com a UNESCO. Reza o preâmbulo da sua constituição que “as guerras nascem na mente dos homens e é na mente dos homens que devem ser erguidos os alicerces para a paz.”, numa afirmação de que a organização existe para a paz, propósitos idênticos aos da MOA, razão pela qual foi criado o Clube UNESCO -Educação Artística e Cultural pela Paz.



FUNDAMENTAÇÃO E OBJETIVOS COMUNS ENTRE A UNESCO E A MOA INTERNATIONAL



Conscientes que "A missão da arte é enobrecer os sentimentos do Homem e enriquecer a vida proporcionando alegria e sentido ", o nosso Clube UNECO realiza movimentos culturais centrados na “melhoria da espiritualidade através do belo" e na "Criação de uma ideologia a favor da paz".~


Mais informações:

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization 
https://en.unesco.org/
 
Comissão Nacional da UNESCO – Ministério dos Negócios Estrangeiros

https://www.unescoportugal.mne.pt/pt/
 
Rede Portuguesa de Clubes UNESCO

https://www.rpcu.pt/
 
Clube UNESCO “Educação Artística e cultural pela Paz”

porto@moa-portugal.org