Escola EB1 / JI S. Tomé, turma da Professora Graça Pinheiro

"A galinha RAMALHO"

Rosa Ramalho foi uma mulher que trabalhava com barro, fazia figuras e vendia. As figuras tornaram-se famosas. Rosa Ramalho teve sete filhos. Ela começou a trabalhar após a morte de seu marido. Ela fazia criaturas lindas e simples como o seu POVO. Hoje em dia a sua neta Júlia Ramalho, que aprendeu a arte com sua avó, continua a trabalhar o barro com amor.

"O sapo II"

Artur Bordalo é conhecido por Bordalo II, nascido em Lisboa em 1987. Um artista plástico muito conhecido, que apanha o lixo e faz esculturas, como o sapo, a raposa, o rinoceronte e muito mais. Algumas esculturas são do tamanho de vários andares. A fazer as arte demora normalmente 2 dias e nunca mais do que 1 semana.

"Fado Alado"

Amália Rodrigues foi atriz, cantora e fadista portuguesa. Geralmente é aclamada como a "Voz de Porugal". Amália Rodrigues tornou-se conhecida mundialmente  como a "Rainha do Fado". Amália não pertence apenas a um tempo e a um país. Ela continua a ser a Voz de Portugal, no seu orgulho, na sua mágoa e alegria, a voz dos grandes poetas e a verdadeira voz do povo, Amália é Portugal.

"Um Pescador de Homens"

Jesus da Nazaré foi um dos grandes profetas. Para os Cristãos, ELE é filho de DEUS que veio ao mundo para amar o seu próximo e para dar ao Homem a vida eterna. Jesus foi, é e será uma das figuras mundiais mais conhecidas, faladas e amadas!

"Um poeta chamado SOFIA"

Sophia de Mello Breyner Andersen. Nasceu no Porto, que é a minha cidade. Ela foi uma escritora fantástica e escreveu livros e poesias para crianças. Ela foi a primeira mulher a receber o Prémio Camões, em 1999, e está sepultada num sítio muito imprtante que é o Panteão Nacional.

"Nas páginas de um BEIJA-FLOR"

Anne Frank era judia e nasceu na Alemanha. Durante a 2ª guerra mundial ela fugiu com a sua família para a Holanda e viveu 2 anos escondida numa casa em Amesterdão para não ser descoberta pelos nazis que queriam matar os judeus e queriam que só vivessem pessoas da raça ariana. Apesar de não ter liberdade, Anne Frank escreveu um diário onde mostrava que não tinha ódio e acreditava que as pessoas são realmente boas de coração.

"O criador dos meus filmes"

Charles Spencer Chaplin nasceu em Londres a 16 de Abril de 1889 e faleceu na Suíça a 25 de Dezembro de 1977. Foi um ator, diretor, compositor, produtor e dançarino britânico. Chaplin, foi um dos atores da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso da mímica e do humor e figura central da comédia na história da sétima arte, um ícone do cinema mudo e um artista completo. Ficou imortabilizado por um dos seus papéis "O Vagabundo", em que incorpora a personagem Charlot e que foi um marco na sua carreira.

"O Gafanhoto Colorido"

Friedensreich Hundertwasse era um artista e arquiteto austríaco e gostava de pintar com cores muito garridas e os seus trabalhos ficavam sempre muito coloridos e alegres. Eu acho o nome dele muito difícil por isso vou chamar-lhe «Gafanhoto Colorido». O «Gafanhoto Colorido» é muio bonito e por isso representa o amor e o respeito pela natureza.

"Uma sinfonia dos Céus"

Ludwig von Beethoven foi um compositor de música clássica. Foi considerado um dos pilares da música ocidental, pela sua influência em todas as artes e em todos os cantos do mundo. Ainda nos tempos de hoje é um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos. O resumo da sua obra é a LIBERDADE,  liberdade política, a liberdade artística do índividuo, a liberdade de escolha, de credo e a liberdade individual em todos os aspetos da vida. Talvez a sua sinfonia mais conhecida seja a nona sinfonia, a sua ultima sinfonia. Eu ouvi o "Hino da Alegria" e percebo bem a razão de ser a preferida da minha professora.

"Tucano Cravo e canela"

Eu admiro o Jorge Amado por dois motivos: um é porque ele escreve estórias com a sua alma e o outro é porque escreveu 49 livros. Era um homem que estava sempre  trabalhar, era um homem trabalhador! O livro que eu levei para a escola já o li mil vezes e adorei é o Gato Malhado e a Andorinha Sinhã!

"O SAMURAI!"

Para mim, o Samurai é uma pessoa com espadas muito bonitas, com um fato muito duro, usa máscara na cara e tem um ar imponente e sério. Os samurais também só andam de chinelos muito bonitos,e andam também sempre com um capacete muito duro. Para os Samurais a honra não podia ser quebrada, daí que por vezes preferiam a morte a quebrar uma promessa. Eu adoria conhecer um Samurai mas não sei se gostaria de ser um. Deve ser díficil!

"A MULHER PANTERA"

Josephine Baker foi uma mulher que lutou contra a desigualdade. Ela lutou durante a vida toda e começou esta luta porque foi mal tratada nos primeiros anos de vida. Mas quando a luta contra a desigualdade tornou-se forte e mundialmente conhecida, Josephine Baker começou a ser menos mal tratada e a sua vida começou a melhorar e uns anos depois Josephine Baker ficou mundialmente famosa. É um exemplo de mulher, coragem e força em qualquer parte do mundo e em qualquer século!

"O Camaleão Cantor"

David Bowie foi um cantor, ator e produtor musical britânico. Por vezes é referido como camaleão do rock pela capacidade de se transformar.

"A árvore da ARTE"

Yoko Ono é uma artísita japonesa que ama a paz. As suas obras artísticas, sejam canções ou pinturas representam a paz e o amor. Há muitas formas de trasnimir o amor e a paz.

"UTOPIA"

Este trabalho foi feito por todos os alunos da turma, daí que não entra no concurso. Decidimos enviar para que os alunos novos deste ano pudessem também particiar um pouco neste projeto iniciado o ano letivo passado.  Bjork nasceu num país frio mas é seguramente uma mulher explosiva. Com este projeto, ficamos a conhecer uma artística fabulosa, muito completa e muito criativa. Na escola, ouvimos várias músicas de Bjork e achamos a voz dela lindíssima. Por vezes parece uma criança a cantar, por vezes parece uma mulher, houve quem achasse que era um anjo!  Bjork é sinónimo de genialidade, uma artista de fogo e de gelo.