Curso Korinka Instrutor de Arte


Este é o primeiro passo na vivência dum modo de estar mais belo, na companhia das flores.

 «Que as pessoas pudessem deliciar-se com o belo por meio das flores, colorindo ricamente o seu dia-a-dia e, mais além, que fossem caminhando para a felicidade pela mesma via do belo, vivendo o quotidiano com arte.» ― este é o objectivo da instituição do Clube Kôrinka.

Por isso, no nosso Clube, em simultâneo com a aprendizagem do método de vivificação floral, inquirimo-nos sobre questões como: «O que é a Natureza?», «Que criatura é o homem?», «O que é a verdadeira felicidade?» ou «Como viver feliz?». Diga-se ainda que o denominador comum do nosso estudo está no deleite.

É também nosso desejo que, com esta aprendizagem, se vá formando aquele lar ideal ― que chamamos belo ― onde cada um pense no outro, haja diálogo e compreensão mútua, num ambiente agradável e cálido. E que não paremos aí: façamos por que lares assim se vão somando na construção duma comunidade bela…

Com vista à melhoria da qualidade de vida diária de cada um, gostaríamos que fosse aproveitada durante as aulas, no espaço reservado à conversação sobre como a arte floral foi posta em prática em casa, o quê e como se sentiram na ocasião ou ainda as reações suscitadas nos familiares, etc. Noutras palavras, que a utilizem como livro de referência em prol dum quotidiano mais belo e feliz por meio das flores.


O QUE QUER DIZER KÔRINKA?


A palavra que dá nome ao nosso Clube foi retirada de um trabalho caligráfico de Okada em que se lê DAI KÔRIN, assim como de um dos seus pseudónimos que foi KÔRIN.

Assim, conforme o significado da expressão, pretendeu-se expressar no nome do Clube a intenção de construir uma sociedade radiante e calorosa como a luz; de formar indivíduos, lares e comunidades belas, por meio da flor.

O ponto de partida do Clube Kôrinka acha-se nas flores vivificadas por Okada. Tendo grande estima pela vida da flor, ele investigou uma forma de arranjá-las com base no postulado «dar vida aos aspetos positivos da Natureza, expressando-os».