Workshop - CALIGRAFIA JAPONESA


O Shodo é a arte milenar que utiliza os caracteres da caligrafia japonesa como forma de expressão artística. "Sho" significa caligrafia, escrita e "Do" quer dizer caminho. Para os japoneses, a caligrafia tornou-se muito mais do que um meio de comunicação. Ao longo da história do oriente, a escrita transformou-se em actividade artística, religiosa e até forma de meditação. 


 


As escolas japonesas mantêm o shodo no currículo escolar e os concursos promovidos anualmente pelo jornal Mainich incentivam a disseminação da arte entre praticantes de todas as idades. 



Tinta à base de carvão, pincéis e papel branco são as matérias-primas básicas do praticante de shodo. Como em todas as artes, há padrões estéticos e técnicos, sobretudo para o iniciante, que começa por reproduzir kanjis, os ideogramas, e katakanas, a escrita mais simples, usada para palavras estrangeiras. 

As primeiras lições do shodo limitam-se à reprodução de katakanas. Em seguida, o iniciante avança para os kanjis em estilo kaisho (formas quadradas e traços mais estáticos). Só posteriormente o praticante começa a desenhar nos estilos gyosho e sosho (formas cursivas e traços mais sequenciais).